10ª edição do IM Barcelona tem tragédia
Jan Stratmann e Marta Sanches vencem em dia triste com falecimento de atleta na natação
Redação
A cidade de Calella recebeu neste domingo mais de 3.000 triatletas para o 10º aniversário do Ironman Calella-Barcelona.
Jan Stratmann conquistou a vitória no masculino, terminando em um tempo de 7:28:25 em seu segundo Ironman na carreira, enquanto a atleta catalã Marta Sánchez cruzou a fita de chegada em um tempo de 8:31:32, apenas duas semanas após seu sexto lugar no Campeonato Mundial de Ironman em Nice.
Tristeza
Infelizmente um triatleta de 41 anos morreu durante a natação. O atleta teve problemas enquanto nadava, pediu ajuda e foi retirado da água. Na praia, ele recebeu atendimento da equipe médica e foi ressuscitado, mas sem sucesso.
“Estamos tristes com a morte de um participante do Ironman Barcelona”, escreveu a organização em suas redes sociais. “Apesar dos esforços médicos, o atleta faleceu na ambulância a caminho do hospital. Compartilhamos nossas mais profundas condolências à família e aos amigos do atleta e continuaremos a oferecer nosso apoio durante este momento tão difícil.”
Sanches
Sánchez liderou na natação com uma vantagem de 4 minutos sobre a holandesa Sarissa de Vries e manteve sua liderança na bike, registrando a segunda parcial de ciclismo (04:32:55). Na corrida, Marta permaneceu dominante enquanto de Vries começou a desaparecer e uma rápida Sara Svensk (SWE) começou a caçar Sanchez. Svensk conseguiu diminuir a diferença entre ela e Sanchez, mas a espanhola não deixaria a sueca tirar a sua vitória em casa, e ela terminou pouco mais de 4 minutos à frente. A alemã Henrike Güber, que estava em quinto na bike, conseguiu correr forte chegando ao terceiro lugar para completar o pódio.
Stratmann
O alemão Stratmann também se mostrou competitivo desde o início, terceiro na natação junto com o grupo líder. Na bike, Stratmann foi o mais rápido do dia (3:59:06), ao entrar na transição na liderança com o compatriota Wilhelm Hirsch e o britânico Joshua Lewis em suas rodas.
Na maratona, Stratmann manteve sua liderança, em apertada disputa, terminando pouco mais de 90 segundos à frente de seu rival.
O francês Dylan Magniencok, com a melhor corrida do dia (2:35:30), foi o terceiro colocado completando o pódio.