Relatório vai definir o Triathlon em Paris nesta madrugada

Diretor técnico e chefe de equipe do Triathlon Sergio Santos concede entrevista com os últimos detalhes

Relatório vai definir o Triathlon em Paris nesta madrugada

Menos de 12h para a largada prevista do Triathlon masculino nos Jogos Olímpicos de Paris, tudo será definido com o resultado do relatório de qualidade da água do rio Sena que será apresentado nas próximas horas.

Triathlon Masculino: 3hs da madrugada desta terça-feira, 30 de julho

Caso a água não esteja dentro dos padrões, o evento não será cancelado e sim adiado para a próxima sexta-feira, dia 2 de agosto. A forte correnteza nos últimos dias também é um fator que deve ser considerado.

O treino de natação desta segunda-feira foi cancelado pois a permissão é sempre dada com relação ao resultado do relatório do dia anterior que é liberado a noite. Ontem a água não apresentava condições de nado mas vem melhorando a cada dia. As chuvas do dia da abertura dos jogos e no dia seguinte, contribuíram para má qualidade do rio Sena, palco da etapa da natação do Triathlon.

O diretor técnico da Confederação Brasileira de Triathlon e chefe de Equipe o português Sérgio Santos, conta os detalhes finais para a confirmação da prova e fala dos detalhes do ciclo olímpico.

Tri Sport: Você já está na Confederação Brasileira de Triathlon desde 2012, nos Jogos de Londres. Como avalia o ciclo olímpico da equipe brasileira para Paris?

Sérgio Santos: Os resultados falam por si. Dois top 10 em mundiais, Top 8 no Mundial Sprint Team Relay, 11º no evento teste de Team Relay, pódios em WTCS, além da conquista dos Jogos Pan-Americanos no individual e no Team Relay. São os melhores resultados de um ciclo.

Sergio Santos. Foto: @rodpix

Como foi a estrutura para a seleção? Em que nível estamos?

A CBTRi e o COB sempre tiveram um cuidado especial não medindo esforços, proporcionando as melhores condições para o triathlon. É a melhor estrutura e não ficamos atrás de nenhuma nação, mesmo a Inglaterra, França e EUA que tem o maior staff. Para ter uma ideia, cada um tem o seu fisioterapeuta que os acompanha - eles estão aqui, isso faz diferença.

Como é o percurso de Paris? O que acha que vai definir a prova?

Extremamente rápido. Serão 5 curvas a 90º à esquerda, 2 curvas de 90º à direita e um retorno de 180º na Champs-Elysées, por volta, no ciclismo. A natação com toda a sua forte correnteza vai definir a prova no meio olhar.