A importância do teste de FTP
Determine seu FTP realizando o teste de forma ideal
Redação
O FTP (Funcional Threshold Power) é sua capacidade máxima para sustentar uma atividade por 1h, ele é a âncora tanto para a intensidade, quanto para as zonas de treinos.
O teste de FTP é uma das formas de desvendar esse número que está constantemente em movimento e assim ter as zonas de treinos calibradas, de forma a trabalhar as sessões do dia a dia e as provas com mais eficiência.
A Calibragem das zonas é excelente para que você entenda o ritmo de cada uma das suas B provas, o atleta que tem suas zonas bem ajustadas e que treina com atenção também voltada para os números, passa a se conhecer melhor e assim naturalmente pode ritmar melhor suas provas.
Qual a forma ideal para realizar o teste?
O teste de FTP não é um momento agradável, mas a recompensa supera o desconforto. Existem diferentes protocolos, o mais comum é o de 20min. O ideal é escolher um percurso plano ou com leve inclinação para realizar o teste, uma sugestão de sessão de treino é:
Aquecimento:
10min Z1 / Z2 Solo #noamor;
3x:
- 1min30s Z3;
- 3min Z1;
5min Z1 / Z2 Solo;
5min Z3;
5min Z1 / Z2 Solo;
Série Principal:
20min #busqueoseumelhor
Volta a calma em Z1 / Z2 #noamor.
É importante gravar sua potência durante todo teste, vale apertar o botão lap no início e no final do estímulo de 20min, para que assim você consiga acessar os dados de forma simples.
O teste tem como objetivo projetar seu máximo desempenho em atividades com 1 hora de duração, para descobrir esse número basta calcular 95% da potência média atingida nos 20min do delicioso teste.
Exemplo: Potência média 20min= 250 watts x .095 = 237.5 FTP.
Desvendado o FTP basta usar esse valor em uma das calculadoras de zonas disponíveis na web.
Prof. Marcos Hallak
saudeperformance.com