Alistair Brownlee anuncia aposentadoria

O melhor de todos os tempos na distância olímpica dá adeus ao esporte

Alistair Brownlee anuncia aposentadoria
T100 Dubai, a última chegada de Alistair Brownlee como profissional

O inglês bicampeão olímpico e lenda do triathlon Alistair Brownlee, anunciou sua aposentadoria aos 36 anos.

O triatleta que mudou o esporte com seu estilo agressivo e dinâmico na corrida, ao mesmo tempo leve e flutuante. Nas pontas dos dedos ele levou a distância sprint e olímpica a novos patamares. Quase que intocável em seu auge.

Único triatleta a defender com sucesso uma medalha de ouro, após sua vitória em Londres em 2012, e quatro anos mais tarde no Rio em 2016.

Com seu irmão na chegada dos Jogos Rio 2016. Ouro e prata para os irmãos Brownlees. Foto: @rodpix

A última prova de Alistair aconteceu neste último domingo na Grande Final do T100 em Dubai, quando ele teve um desempenho excelente, subindo ao pódio na terceira colocação atrás do recém-coroado campeão mundial do T100 Marten Van Riel (BEL) e do atual campeão mundial do Ironman 70.3 o alemão Rico Bogen - terminado o ano na 5ª colocação no primeiro ranking mundial na distância de 100km.

O melhor de todos os tempos na distância Olímpica, Brownlee veio nos últimos anos tentando traduzir sua excelência para as distâncias maiores. Mas de fato, sua fragilidade e leveza, junto com a sua técnica, que lhe davam toda sua velocidade, ao mesmo tempo, o limitavam claramente para uma certa distância - a mais curta.

Com diversas lesões e operações nos últimos anos, mesmo assim com ótimas conquistas, ele vai seguir com sua fundação Brownlee Brothers, que já reúne mais de 6o mil crianças no esporte, além de desafios a serem anunciados conforme seu depoimento. Leia abaixo:

Alistair Brownlee:

"É hora de fechar este capítulo...

Isso marca minha transição do triathlon profissional, um momento encarado com medo e excitação em igual medida.

O triathlon moldou profundamente minha vida; dediquei quase metade dela a ser um atleta profissional, realizando meu sonho de infância e alcançando muito mais do que ousei imaginar.

Segunda medalha de ouro em 2016 no Rio. Foto: @rodpix

Por que agora? Parece certo. Estou feliz e contente, ansioso pelo que está por vir. Eu me pego sorrindo porque aconteceu, em vez de chorar porque acabou (parafraseando o Dr. Seuss).

Estou ansioso para abraçar um ritmo de vida um pouco mais lento, mas não muito lento. Há uma série emocionante de eventos, desafios e aventuras me esperando — coisas que sempre quis tentar, mas não tive a chance de fazer.

Para mim, o esporte sempre foi uma jornada pessoal de exploração, e estou animado para tentar novos desafios. Sinta-se à vontade para fazer sugestões abaixo.

Primeiro, tenho muitas pessoas maravilhosas para agradecer e um relaxamento bem merecido para abraçar.

Nos próximos meses, compartilharei mais sobre minha carreira e as pessoas incríveis que fizeram parte da minha jornada, junto com os novos e emocionantes desafios e projetos que estou ansioso para encarar.

Sou profundamente grato a cada um de vocês por suas contribuições, não importa o quão pequenas vocês acreditem que sejam. Seu apoio significa o mundo para mim. Obrigado do fundo do meu coração."