Billy Monger entra para o "Guiness" com tempo mais rápido para um amputado duplo
Redação

O astro esportivo e apresentador Billy Monger receberá o título oficial do Guinness World Records (GWR) por completar o mundial de Ironman em Kailua-Kona, Havaí, com o tempo de 14:23:56, o tempo mais rápido para um amputado de perna dupla (masculino) (LA1, LA2), batendo o recorde anterior em 2h03min03s.
O GWR também confirmou que concederá a Billy o status de ÍCONE junto com seu título do Guinness World Records. Os ÍCONES do Guinness World Records são recordistas que estão no auge de seus talentos, transcenderam seu campo e realmente incorporam o espírito do GWR. ÍCONES anteriores incluem o explorador polar Preet Chandi, a superestrela global Taylor Swift e as mulheres mais altas e mais baixas do mundo, Rumeysa Gelgi e Jyoti Amge.
“A tentativa de recorde mundial do Ironman foi de longe meu maior desafio até agora e os 12 meses de treinamento que o precederam foram incrivelmente extenuantes às vezes. Quebrar o recorde e ser reconhecido como um ÍCONE do Guinness World Records faz valer totalmente a pena - é uma honra. Eu realmente acredito na importância de definir desafios para si mesmo na vida e encorajo todos a definirem uma meta, seja grande ou pequena. Você não vai se arrepender!”
Apenas dois outros amputados de perna dupla amputada completaram com sucesso o Campeonato Mundial do Ironman em Kona.
Em 2007, Scott Rigsby foi o primeiro amputado duplo bilateral abaixo do joelho a completar o mundial no Havaí, terminando em um tempo incrível de 16:42:46. Em 2019, Roderick Sewell assumiu o desafio como o primeiro amputado bilateral acima do joelho a terminar a prova com pernas protéticas, terminando em um tempo de 16:26:59.
Em 2017, pouco antes de seu aniversário de 18 anos, Billy sofreu ferimentos que mudaram sua vida em um acidente de corrida quase fatal que levou à amputação de suas pernas. Motivado por pura determinação e pelo apoio inabalável de entes queridos, Billy estava de volta ao volante em um ano e tem sido imparável desde então em sua busca por ultrapassar os limites no mundo do esporte. Desde então, Billy arrecadou £ 3 milhões para a Comic Relief quando caminhou, pedalou e andou de caiaque pela Inglaterra em quatro dias.
Em 2024, Billy decidiu conquistar a prova mais importante do calendário global de triathlon, o Campeonato Mundial de ironman. Ele partiu com o objetivo de quebrar o recorde anterior para um amputado duplo com pernas protéticas, completando o evento em menos de 16:26:59 e arrecadar dinheiro para a Comic Relief.
O dinheiro arrecadado por Billy será destinado a ajudar projetos vitais financiados pela Comic Relief e fornecer suporte prático para aqueles que enfrentam seus próprios desafios difíceis no Reino Unido e em todo o mundo. Desde dar às crianças e jovens o melhor começo de vida, até fornecer um lugar seguro quando alguém mais precisa, até ajudar as famílias a atender às suas necessidades básicas.
Ironman Hawaii World Championship, Kona 2024
Billy Monger
swim: 1h07min29s
bike: 7h26min50s
run: 5h26min26s
Total: 14h23min56s