Daniela Ryf antecipa aposentadoria

Maior de todos os tempos não consegue se recuperar a tempo para a sua prova final em Nice

Daniela Ryf antecipa  aposentadoria
Daniela Ryf corre na Ali'i drive no início da maratona em Kailua-Kona, no Havaí, rumo a mais uma conquista do mundial. Foto: Rodrigo Eichler

A suíça Daniela Ryf de 37 anos, 5x campeã mundial do Ironman e 5x campeã mundial do Ironman 70.3, anunciou em um vídeo a notícia que ela não queria dar.

Em seu último ano como atleta profissional, o plano era fazer a despedida no mundial de Ironman, que será realizado em Nice, em setembro, mas com uma lesão há 3 meses sem sucesso de recuperação imediata, ela disse que é preciso escutar o corpo e parar.

Ela vinha dando o foco na natação para se manter em forma, na expectativa de dar tempo para sua recuperação na região do glúteo. Já impossibilitada de correr, e agora, também de pedalar em subidas ou com marchas pesadas - ela identificou uma inflamação no final da medula espinhal como causa da dor que vem sentindo.

Em depoimento emocionante - ela diz que estará em Nice mas não vai competir.

Considerada a melhor de todos os tempos, a suíça que veio da ITU, teve no Havaí o seu reinado, mas com toda a sua qualidade e supremacia sob duas rodas, onde sempre "esmagava" os pedais e sua concorrência, ela tinha sempre a qualidade da sua corrida para vencer - já na liderança. A maioria das suas conquistas foram assim.

"Angry Bird" era seu apelido, mas a verdade é que Dani sempre mostrou essa característica somente durante as provas, onde ela "sobrevoou" com muito foco e determinação incríveis. Em suas entrevistas, super profissional e receptiva - uma princesa, uma inspiração.

Sob tutela do mágico técnico australiano Brett Sutton, foram 10 títulos mundiais no Full e Meio Ironman, cinco em cada - um recorde que será difícil de ser batido.

" Estou apreensiva para os próximos capítulos e saber que não vou ter que nadar, pedalar e correr todos os dias"

1 milhão de dólares

Em 2015 a triatleta suiça foi a primeira a ganhar a maior premiação individual da história do Triathlon, ao embolsar cerca de 1 milhão de dólares do Triple Crown Nasser Bin Hamad al Khalifa, ao vencer o Challenge Dubai, o mundial de IM 70.3 na Áustria e o Ironman 70.3 Bahrain. Ela ganhou esse prêmio duas vezes.

Abaixo você encontra o vídeo em que Ryf fala da sua aposentadoria e lesão.