Dispositivo contra vácuo é testado pela 1ª vez em amadores em Triathlon na Nova Zelândia
Race Ranger foi usado no Challenge Wanaka
Redação

Realizado na Nova Zelândia de 13 a 15 de fevereiro de 2025, o Challenge Wanaka viu o primeiro triathlon para amadores com a tecnologia RaceRanger no mundo, o sistema de detecção de vácuo - drafting projetado para melhorar o jogo limpo na etapa de ciclismo.
Aproximadamente 270 atletas amadores individuais (faixa etária) tiveram a oportunidade de testar o RaceRanger, fornecendo feedback conforme a tecnologia se aproxima da implementação em larga escala.
O cofundador e CEO do RaceRanger, James Elvery, disse:
"Estamos muito satisfeitos com o resultado do teste. O feedback dos atletas foi extremamente positivo. Muitos apreciaram a clareza que o RaceRanger forneceu, eliminando qualquer suposição sobre as distâncias de drafting e tornando a experiência de prova mais justa.
Um atleta nos disse: 'Agora não há dúvidas sobre a distância - você tem que ser honesto consigo mesmo e com os outros atletas.' É exatamente isso que queremos alcançar."
Embora este teste tenha sido um passo fundamental, escalar o RaceRanger para milhares de atletas continua sendo o objetivo final. Aqui, o desafio está em refinar a tecnologia para ser mais amigável ao usuário, autogerenciada e facilmente escalável.
Atualmente, cada bike é equipada com dois dispositivos que usam indicadores de luz para mostrar as distâncias de vácuo. O próximo passo envolve conectar esses dispositivos à internet, tornando-os completamente autoguiados e permitindo seu uso como rastreadores ao vivo. Isso oferecerá dados em tempo real para espectadores, oficiais técnicos e organizadores de prova.
“Escolhemos Wanaka porque é o evento de tamanho perfeito para testar o que precisa mudar antes de podermos aumentar a escala”, acrescentou Elvery. “Precisamos agilizar a distribuição – idealmente, no futuro, os atletas pegarão unidades RaceRanger em seus kits. Também precisamos melhorar a ativação, o gerenciamento e a recuperação pós-prova do dispositivo.”
Além da detecção de drafting, o futuro do RaceRanger pode vê-lo se tornar uma ferramenta para rastreamento de competição, segurança do atleta e aprimoramento da experiência do espectador.
"Estamos ansiosos para ver como este dispositivo pode ajudar o esporte de mais maneiras do que apenas detecção de vácuo"
James Elvery.
www.RaceRanger.com