Duathlon "não é injusto"

Presidente da World Triathlon fala sobre a possibilidade das provas virarem Duathlon

Duathlon "não é injusto"

O Triathlon olímpico corre o risco real de sofrer muito com a situação, especialmente se o formato for rebaixado para um Duathlon.

No entanto, Marisol Casado, presidente da World Triathlon, não apenas atribuiu muitos dos problemas que o triatlhlon enfrentou recentemente às mudanças climáticas, mas também sugeriu que se os eventos acabarem sendo os temidos Duathlons na sexta-feira, isso "não é injusto" para certos atletas, como aqueles que se destacam na água.

Ao contrário da maratona aquática em Paris, que também está planejando usar o Sena, mas tem um local de remo em Vaires-sur-Marne como reserva, não há alternativa para o triathlon, não há plano B.

O Sena é a única opção para a natação nos eventos de triathlon nas Olimpíadas. Foto: @rodpix


Então, se as provas de quarta-feira — a feminina às 8h e as masculina às 10h45 — não puderem ocorrer, a sexta-feira, 2 de agosto, será o último dia de realizar os eventos individuais.

E se a qualidade da água ainda não for aceitável até lá, a natação será substituída por uma corrida extra de 5 km.

Questionada se isso é injusto com alguns dos nadadores mais fortes, Casado respondeu:

"Se for um Duathlon, são as mesmas condições para todos. Esta é uma adaptação."

Duathlon 'um último recurso'

E referindo-se a um número crescente de Triathlons de alto nível transformados para Duathlons nos últimos anos, ela acrescentou:

"Nos últimos cinco anos especialmente, infelizmente tivemos que mudar certas provas para o Duathlon , em vez de cancelar o evento.

"Porque se cancelarmos eventos não haverá medalhas, nenhum prêmio em dinheiro etc.

"Isso faz parte da nossa adaptação às mudanças climáticas que estamos enfrentando. Em alguns casos, temos ondas muito altas, em outros momentos temos uma tempestade elétrica apenas meia hora antes da largada [WTCS Abu Dhabi foi cancelado no último minuto no início deste ano].

“Mas não acho que seja injusto, é apenas mais uma situação de competição.”

O verdadeiro problema para o triathlon nesses Jogos, no entanto, é a falta de um local de contingência, diferente da maratona aquática.

E quando isso foi colocado para Marisol, ela justificou:

“A diferença [na maratona aquática] era ou você nada ou não nada. No triathlon, você tem a oportunidade – que é um último recurso – de mudar para um duathlon.”

O Revezamento de Equipe Mista (Team Mixed Relay) previsto para segunda-feira, 5 de agosto, se tornou um Duathlon por causa da qualidade da água no evento teste em 2023.

Hoje a noite, as 11h do horário de Brasília, teremos a confirmação da qualidade da água e o ok final ou adiamento das provas de triathlon agendadas para esta quarta-feira:

3h: Prova Individual Feminina

5h45: Prova Individual Masculina