Início do ano, hora do check-up
Entenda os tipos de exames necessários para sua melhor temporada
Redação
O início do ano representa para a grande maioria dos triatletas amadores e profissionais o começo da temporada de treinos e provas. Com a abertura do ciclo de treinamento surge a dúvida de qual a melhor época para realizar a avaliação médica para a prática esportiva.
Devo passar em consulta médica e realizar os exames nesse começo do ano ou melhor esperar o retorno à forma física para me sair melhor nos testes?
Para responder essa questão, devemos primeiro ter em mente que existem diferentes tipos de avaliação médica.
Há a avaliação médica preventiva, o famoso check-up, cujo objetivo principal é afastar possíveis doenças e riscos à saúde. Além da consulta médica, exames laboratoriais e uma análise do comportamento cardiovascular em repouso e durante o exercício são necessários para que os treinos sejam executados de forma segura e saudável. A periodicidade desse tipo de consulta envolve critérios como idade, tipo de atividade realizada, presença de comorbidades ou alterações nos exames e o início do ano é um ótimo momento para realizar esse tipo de consulta.
Mas o papel do médico do esporte vai além do check-up. Existem também avaliações médicas cuja finalidade é buscar maneiras de otimizar os parâmetros envolvidos nos planos de treinamento para auxiliar o atleta na sua busca individual pelo objetivo traçado para a temporada.
É o acompanhamento médico voltado à melhoria do desempenho que deve ser discutido e planejado a partir de uma primeira avaliação. A análise dos exames laboratoriais nesse caso busca avaliar as respostas fisiológicas ao processo de treinamento. Os testes complementares ajudam a estimar a efetividade do programa de treinamento e auxilia nos planejamentos seguintes.
A periodicidade das visitas médicas para esse objetivo depende das metas traçadas, demandas geradas a partir das considerações iniciais e principalmente do comprometimento das partes no processo.
Nada mais apropriado que aproveitar o ânimo do início de ano e se reunir com os profissionais que você escolheu envolver e traçar planos sólidos para o ano esportivo que se inicia.
Saber como está é crucial para chegar onde deseja.
Bons treinos!
Paulo Puccinelli
Médico do Esporte
PhD Fisiologia do Exercício
@paulo.puccinielli