Ironman Pro Series terá dispositivo anti-vácuo
Ironman anuncia parceria com a RaceRanger para monitorar o vácuo em todos os eventos do Pro Series em 2024
Redação
Os dispositivos RaceRanger serão colocados nas bikes de todos os atletas profissionais que irão competir nos eventos da Ironman Pro Series em 2024, começando com o 70.3 Oceanside em 6 de abril de 2024.
Os dispositivos RaceRanger não substituirão os oficiais de prova, mas serão uma ferramenta para ajudar os árbitros na aplicação das regras e na manutenção de provas mais limpas e justas. Os dispositivos também ajudarão os atletas a tomar decisões mais precisas durante as provas sobre o posicionamento da bike A execução de penalidades continuará sendo uma decisão dos árbitros.
O RaceRanger é ideia de ex-triatletas profissionais, James Elvery e Dylan McNeice, que eram apaixonados por encontrar uma maneira precisa e consistente de identificar o vácuo em provas de triathlon.
O produto RaceRanger está em desenvolvimento há 9 anos, mas ganhou destaque no esporte recentemente, à medida que a tecnologia se tornou mais sofisticada e precisa. A tecnologia já esta presente em provas da bandeira Challenge, PTO e World Triathlon, entre outros.
O que todos esperam é que essa tecnologia chegue também para a categoria amadora, proporcionando uma prova mais justa, sem vácuo, onde os melhores atletas se sobressaiam.
Como funciona?
A tecnologia consiste em dois dispositivos eletrônicos que os atletas devem montar em suas bikes de competição: um na parte traseira e outro na dianteira. O dispositivo mede com precisão a distância entre os atletas enquanto eles pedalam.
Além disso, o sistema mostra aos atletas, por meio de luzes, a distância que eles estão dos demais participantes. Assim que um atleta entra na zona de vácuo, os oficiais da prova obtem suas informações por meio de um aplicativo relacionado. Tudo isso em tempo real, o que torna mais fácil para os oficiais julgar se a penalidade ou advertência é necessária.