Triatletas encararam o frio e altimetria no Fodaxman em Santa Catarina
Brasileiro Thiago Menuci e neozelandesa Sonia Bracegirdle vencem o frio e a altimetria do Fodaxman, em Santa Catarina. Resultados e parciais no ar
Redação
O triatleta Thiago Menuci venceu mais uma vez o Triathlon Extremo, Fodaxman, realizado na Serra do Rio do Rastro, neste último domingo, em Urubici, SC. Essa foi a terceira vitória do triatleta gaúcho em 5 participações.
No feminino a neozelandesa Sonia Bracegirdle venceu com autoridade, batendo de longe o recorde da prova, chegando na terceira colocação geral.
Sob neblina e um frio de 5º graus, o evento teve vários recordes com a participação de sete atletas estrangeiros, maior presença feminina na prova com 7 mulheres, sendo: 6 largando, 5 finalizando, com 4 chegando até o final (topo), e ainda duas entre os cinco primeiros colocados gerais.
O Fodaxman é uma prova de triathlon na distância Full, com uma altimetria absurda no ciclismo (+3800m), passando pela famosa Serra do Rio do Rastro, em Urubici, em suas curvas intermináveis e altimetria no "céu".
Na maratona com ganho de altimetria de 1100m os atletas devem alçançar o km 26 até as 17h para que possam encarar o trecho final- a subida do morro da Igreja - alcançando assim o Top Finisher.
Os que não conseguem alcançar o tempo limite, completam a prova em um trecho de ida de volta, finalizando na Base (Base Finisher).
Após um natação lado a lado, Thiago Menuci e Felipe Dayrel saíram juntos da água com tempo na casa dos 57min.
Com a transição 1min mais rápida Dayrel seguiu na liderança.
Menuci assumiu a ponta logo no início do ciclismo e a partir daí foi construindo uma vantagem de 30min até o final da bike deixando Dayrell em segundo.
Menuci rumo a vitória - confirmou com a melhor maratona do dia em 4h. Dayrel foi o vice-campeão, deixando Henrique Souza na terceira posição entre os homens, quarto no geral.
Mais atrás a neozelandesa Bracegirdle (foto abaixo) deu um show, saindo na terceira posição da água com um déficit de 5min para os dois líderes.
Ela impressionou com seu ritmo no ciclismo na Serra do Rio do Rastro, garantindo a 3ª posição geral rumo a vitória no feminino, batendo o recorde da prova.
Outra estrangeira no evento a americana Olivia Dietzel também fez excelente prova chegando apenas 2min da quarta colocação geral, garantindo o vice-campeonato e a quinta colocação geral. Daniele Menuci completou o pódio em terceira - a primeira brasileira na prova.
Os dois primeiros e primeiras colocadas acabaram garantindo, e confirmando, a vaga para o mundial de Xtri - Extreme Triathlon, em 2024 na Noruega, o Norseman Extreme Triathlon.
Confira os resultados e parciais abaixo: