Mundial de IM 70.3 na Nova Zelândia recebe mais de 6.200 triatletas

Evento em Lake Taupo finalmente chega como um dos destinos mais esperados. Detalhes do percurso e como assistir ao vivo aqui

Mundial de IM 70.3 na Nova Zelândia recebe mais de 6.200 triatletas

Os melhores triatletas profissionais amadores do mundo estão prontos para o VinFast Ironman 70.3 World Championship em Taupō, Nova Zelândia, o mundial de Meio Ironman, que acontece neste final de semana, nos dias 14 e 15 de dezembro.

Com mais de 6.200 atletas de 119 países, regiões e territórios diferentes, incluindo quase 100 profissionais, os competidores são tão diversos quanto a paisagem que os aguarda na Ilha Norte da Nova Zelândia.

Mais de 2.400 mulheres estarão no centro das atenções no sábado, enquanto cerca de 3.800 homens se enfrentarão no domingo. Não apenas os novos campeões mundiais do IM 70.3 e campeões de faixa etária serão coroados, mas o evento também faz pare do inaugural Ranking Pro Series.

“Após dois eventos brilhantes do Ironman World Championship®, estamos agora em nosso terceiro e último evento do campeonato mundial do ano na deslumbrante cidade à beira do lago de Taupō.

Originalmente programado para 2020, Taupō é um dos nossos destinos mais esperados para o evento do Ironman 70.3 World Championship e esperamos que os atletas concordem que valeu a pena esperar. Nosso tema deste ano é 'Tuituia', que é uma palavra maori que significa 'Unidos em Unidade'.

O Ironman é sobre pessoas, de todo o mundo, se conectando umas com as outras, e com a terra, os oceanos e as hidrovias. Nenhum lugar exala uma cultura e um estilo de vida tão entrelaçados com o funcionamento e a beleza do mundo natural do que a Nova Zelândia.”

disse Diana Bertsch, vice-presidente sênior de eventos do campeonato mundial do Ironman.

No total, 119 países, regiões e territórios serão representados no Mundial de 2024. Atletas europeus lideram com 31% dos atletas registrados para correr, e a América do Norte está em segundo lugar, respondendo por 29% dos atletas. Dezoito por cento do campo representará orgulhosamente o continente natal, a Oceania, e 12% representará a América Latina. A Ásia compõe seis por cento do campo, com a África e o Oriente Médio representando dois e um por cento, respectivamente, para completar o campo de atletas de 2024.

Os Estados Unidos da América são a nação mais representada com 1.586 atletas, seguidos pela Austrália (765), França (421), Nova Zelândia (401), Reino Unido (390) e Canadá (372).

Percurso

O percurso do Campeonato Mundial VinFast IRONMAN 70.3 de 2024 mostra a beleza natural e o terreno desafiador de Taupō:


Natação: Os atletas começarão com uma natação de 1,9 quilômetros nas águas cristalinas do Lago Taupō, cercados por vistas deslumbrantes do Monte Ruapehu, Monte Tongariro e Monte Ngāuruhoe. A natação ponto a ponto começa no Taupō Yacht Club e termina na Reserva Kaimanawa.


Ciclismo: Com uma volta única de 90 quilômetros os atletas enfrentarão um percurso ondulante, paisagens campestres e um asfalto abrasivo. Estradas fechadas na Rodovia Estadual 5 testarão os melhores do mundo com subidas e descidas rápidas.


Corrida (2 voltas): Os atletas completarão uma corrida de 21,1 quilômetros ao longo das margens do Lago Taupō, com dois pontos de interesse para espectadores no Te Ātea Tapuaeharuru e no Two Mile Bay Sailing Club. A prova termina na Rua Tongariro, mesmo local da largada da natação, onde os atletas cruzarão o icônico tapete vermelho da chegada do Ironman 70.3.


Números


Idade média dos atletas: 43 anos.
Participantes mais velhos: Robert Heins (85, EUA) e Cherie Gruenfeld (80, EUA).
Participantes mais jovens: Zane Moore (18, EUA) e Annika Rantanen (18, FIN).
Atletas comemorando aniversário durante o evento: 31.
Países mais representados: EUA (1.586 atletas), Austrália (765), França (421), Nova Zelândia (401) e Reino Unido (390).
Anfitrião pela primeira vez na Nova Zelândia: Esta é a primeira vez que o Campeonato Mundial Ironman 70.3 é realizado na Nova Zelândia e a segunda vez na Oceania, depois de Mooloolaba, Austrália, em 2016.


Ao vivo


Os fãs podem acompanhar toda a ação ao vivo e gratuitamente em plataformas como proseries.ironman.com, DAZN, YouTube, Sky Sport Now (Nova Zelândia), Outside TV (EUA e Canadá) e muito mais.


Para mais detalhes: www.ironman.com/im703-world-championship.