Pâmella confirmada como a única sul-americana no T100 Singapura
Brasileira confirmada no start list teve que adaptar os treinos para o circuito mundial
Redação
A capixaba Pâmella Oliveira, principal nome do triathlon de Longa Distância do país, atual campeã do Ironman Brasil, está confirmada na segunda etapa do mundial de longa distância, o T100 Singapura.
Ela começou o ano com um 4ª lugar no Ironman 70.3 Pucón no Chile, em janeiro, e tinha uma programação toda voltada para o grande evento do ano - o Ironman Brasil, que acontece tradicionalmente em maio.
Com o convite para a primeira etapa em Miami (T100 Miami) somente 10 dias antes do evento, todo o treinamento de velocidade que estava sendo feito, acabou encaixando com a nova oportunidade de competir com as melhores do mundo na distância de 100km, mas o planejamento de provas teve que ser mudado.
O T100 World Tour é o novo circuito mundial de longa distância da PTO em parceria com a World Triathlon, com 8 etapas no mundo inteiro, onde as 20 primeiras do ranking e alguns atletas convidados competem pelo título mundial em forma de ranking, sob contrato, em uma premiação milionária para o esporte distribuindo cerca de $250 mil dólares por etapa, com um uma premiação de mais de 7 milhões de dólares acumulada no final do ano após a Grand Final, incluindo a premiação bonificada do ranking.
Conversamos com o técnico Rafael Palito que explica os detalhes do novo planejamento. Ele acabou confidenciando que está se sentindo um técnico de futebol, com tantos ajustes para a nova temporada.
Sua triatleta acaba de ser confirmada para a 2ª etapa em Singapura nos dias 132 e 14 de abril, o evento ocorre 1 mês antes do Ironman Brasil e parece ter caído como uma luva para o grande objetivo do ano e as novas mudanças no treinamento:
" Após o mundial do Ironman no Havaí, sentamos para definir o planejamento de 2024. Sabíamos que precisávamos melhorar a velocidade na bike, era uma das prioridades. Após um período bom de férias, começamos o trabalho de limiar 2. Era preciso aproveitar esse período sem provas para fazer algo diferente.
Quando o novo circuito da PTO foi anunciado, ficamos com desejo de participar mas sabíamos que seria muito improvável pela posição do ranking da Pâmella.
Ficamos muito contentes com o convite para Miami. Lá atrás, no final do ano passado, quando traçamos os objetivos, começamos trabalhando muito a velocidade com pouco volume. Em Janeiro, no Ironman Pucón, sabíamos que ela não teria a Endurance ainda para uma grande performance, mas resolvemos tentar a vaga para o mundial de 70.3 da Nova Zelândia, o que acabou não acontecendo.
Dentro da programação, tínhamos o Sesc Caiobá e lá podemos ver os primeiros resultados do trabalho inicial. Ela correu para 37min os 10k e isso foi muito gratificante. Ao mesmo tempo veio o convite da PTO para a primeira etapa do T100 Miami - tudo se encaixou. Ela tinha feito um ótimo training camp em São Carlos, SP, casou muito bem.
Com a previsão de outras provas de Ironman e 70.3 no caminho, com a participação em Miami tivemos que mudar o planejamento de provas e agora com a confirmação do convite para a 2ª etapa em Singapura, novamente, mudamos mais ainda - o treino e as competições futuras.
Mesmo com o treinamento de Ironman já presente, vamos precisar trabalhar mais a zona 3 com alguns estímulos. Tudo isso dentro do plano do Ironman."
Pâmella, que ja participou de 2 Jogos Olímpicos, tem uma oportunidade de ouro com o novo circuito mundial de encontrar a sua melhor versão como atleta, competindo regularmente com as melhores do planeta.
Torcida para ela!
Veja abaixo o start list anunciado da 2ª etapa do T100 World Tour:
Start List T100 Singapura
- Chelsea Sodaro (USA)
- Imogen Simmonds (SUI)
- Marjolaine Pierre (FRA)
- Amelia Watkinson (NZL)
- Jocelyn McCauley (USA)
- Ellie Salthouse (AUS)
- Lotte Wilms (NED)
- Els Visser (NED)
- Radka Vodickova (CZE)
- Rebecca Clarke (NZL)
- Lucy Buckingham (GBR)
- Lucy Charles -Barclay (GBR)
- India Lee (GBR)
- Lucy Byram (GBR)
- Haley Chura (USA)
- Anna Bergsten (SWE)
- Kaidi Kivioja (EST)
- Pamella Oliveira (BRA)
- Anne Reichsmann (GER)
- Ashleigh Gentle (AUS)