Paris 2024: O percurso olímpico do Triathlon em detalhes

A bela Ponte Alexandre III com suas esculturas banhadas em ouro e o Palácio dos Inválidos ao fundo é o cenário da chegada e transições do Triathlon. Confira o percurso em detalhes

Ponte Alexandre III, local da transição e da chegada em Paris, durante o evento teste em 2023. Foto: @rodpix

A forte correnteza no rio. O percurso de ciclismo rápido, icônico e de paralelepípedos (30%). Quem estará na disputa nos 10km finais da corrida? Dezenas de milhares de fãs estão prontos para alinhar no percurso de triathlon olímpico de Paris 2024 enquanto ele atravessa algumas das ruas mais famosas da capital parisiense e cartões postais,. com o desfile dos triatletas mais rápidos do mundo em ação nos próximos dias 30,31 de julho e 5 de agosto.

Da natação no rio Sena ao ciclismo na Champs Elysee, descendo a ponte dos Inválidos para a chegada na Ponte Alexandre III, Paris está pronta para fornecer um cenário deslumbrante para os atletas lutarem pelo ouro olímpico.

Veja abaixo os detalhes do percurso:

A natação, 2 voltas

A natação de duas voltas tem uma largada de pontão no lado oeste da Ponte Alexandre III, com o número 1 na extrema direita do Sena, subindo até o número 55 à esquerda. Os números dos pontões são escolhidos pelos atletas em ordem de classificação olímpica, o que significa que Beth Potter e Leo Bergere serão os primeiros a escolher suas posições para a largada.

Esse ponto de virada crucial fica a 440m do pontão, onde aqueles que estão na frente terão menos membros e corpos ao redor deles, mas também poderão sentir os efeitos mais fortes da correnteza enquanto o Sena tenta continuar puxando-os rio abaixo. Após outros 30m, a próxima curva à esquerda coloca os atletas diretamente na corrente que se aproxima.

Depois de enfrentá-la de frente de volta ao pontão, os atletas subirão a rampa, terão um momento para se recompor e olhar seus rivais, e então correrão para a esquerda e mergulharão de volta para a segunda volta mais curta de 590 m.

A Bike, 7 voltas de 5.7km

Depois de sair da água, no Pontão à direita, serão 36 degraus de pedra subindo até o acesso a Ponte Alexandre III onde os atletas entrarão na transição pela primeira vez. Toucas e óculos na caixa, e eles partem para a primeira das sete voltas deste impressionante percurso de ciclismo de 40 km, onde enfrentarão um trajeto relativamente estreito com 30% dele em paralelepípedos e muita trepidação.

Em direção e ao longo dos Champs Elysees, os atletas farão uma curva 180º com o Arco do Triunfo ao fundo, onde os espectadores podem ter uma ótima visão dos segmentos de ciclismo e corrida. Uma curva à direita os leva pela Avenue Motaignes e depois à esquerda para Pont des Invalides, cruzando o Sena, descendo o Boulevard Saint-Germain, passam pela entrada da transição e retornam pouco a frente em 180º de volta a transição, completando volta, à direita, na Ponte Alexandre III.

Quase 30% de cada volta é de paralelepípedos misturado com asfalto, exigindo um esforço extra dos braços e pernas e tornando a pressão correta dos pneus importante para a máxima aderência e melhor rodagem. Os atletas cruzam o Sena duas vezes por volta, passando pela área de transição e pelas arquibancadas a cada vez.

A corrida, 4 voltas de 2.5km

A sétima volta concluída, as bikes devem ser colocadas no rack, mesma transição (Ponte Alexandre III) e então é hora de calçar os tênis de corrida para os 10 km finais e a glória olímpica.

A corrida segue uma rota semelhante à da bike, mas em um trajeto menor indo para a esquerda pela Av Montaigne, voltando a Ponte dos Inválidos e a Pont Alexandre III, completando os 2.5km de cada volta, num total de 4 até a chegada. também na Ponte Alexandre III.

Cada uma das quatro voltas de corrida tem pouco mais de 25% de superfície de paralelepípedos, e há apenas uma inclinação sutil antes de cruzarem o Sena duas vezes por volta, finalmente, para a chegada.

Abaixo você encontra o mapa interativo do percurso.