Paris 2024: Pontão Masculino de largada definido
Primeiros do ranking. optam por posicionamento central devido maior força da correnteza. Veja o posicionamento
Redação
Na manhã deste domingo, 28 de julho, no Grand Palais, na beira do Rio Sena, o Briefing dos Atletas e o sorteio de posição de largada masculino no Pontão aconteceu para decidir as vagas de largada para os 55 homens nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O primeiro a ser escolhido foi o francês Leo Bergere, esperançoso de medalha, como número um no Ranking Olímpico, sua vaga junto com as dos próximos nove atletas mantidas em segredo até que todos os dez fossem revelados após o restante terem sido escolhidos, continuando na ordem de classificação.
Nove desses dez optaram por ocupar a região do meio-direita para a linha mais curta até a bóia e potencialmente a corrente mais forte. Os três franceses Dorian Coninx, Pierre Le Corre e Leo Bergere se alinharão lado a lado nos números 223, 23 e 24, com o atual campeão Kristian Blummenfelt (NOR) e Miguel Hidalgo (BRA) de cada lado deles. Matthew Hauser optou por ir mais para a direita nesta posição de "sorte" número dez.
Brasileiros no centro
Manoel Messias larga ao lado do português Vasco Vilaça na posição nº 28, enquanto Miguel Hidalgo na posição 25, ao lado do campeão mundial Leo Bergere.
O britânico Alex Yee e o neozelandês Hayden Wilde são os números 27 e 30, respectivamente, separados por Vasco Vilaca (POR) e Jelle Geens (BEL). A dupla dos EUA Morgan Pearson e Seth Rider estarão juntos nas posições 41 e 42, Samuel Dickinson (GBR) e Jamie Riddle (RSA) estão juntos nas posições 46 e 47. Diego Moya escolheu a extrema esquerda do pontão no número 55, Henri Shoeman está na extrema direita no número 3.
“21 está no centro do primeiro vão sob a ponte e parece que a corrente é mais forte, então pensei que era para lá que os outros caras do topo iriam e foi isso que vi quando encontrei os três franceses ao meu lado”, disse o atual campeão Kristian Blummenfelt.
“Nós não conversamos, isso é engraçado! Não tentamos ficar juntos, mas todos tinham a mesma informação e queríamos ir direto para a primeira bóia, então acho que é uma boa linha direta”, disse Pierre Le Corre.
“Tive uma pequena conversa e só queria estar um pouco sobre a área central sobre o arco e um pouco para dentro, espero que funcione bem!”, disse Alex Yee.
Os homens largam às 8h da terça-feira, 30 de julho, as 3h da madrugada no Brasil.