Preview: WTCS Yokohama
Previsão de vendaval e mar mexido na abertura do Circuito Mundial Olímpico que acontece hoje no Japão, as 22h - Elite Fem., e as 1h da madrugada de sábado - Elite Masc.
Redação
Tudo pronto para a abertura do Circuito Mundial de Triathlon Olímpico neste sábado em Yokohama, no Japão.
Com a largada as 22h15 de hoje, no horário de Brasília, já sábado em terras japonesas, a prova feminina reunirá disputas memoráveis com vagas olímpicas em jogo para várias nações como França e Estados Unidos, conforme critério estabelecido por cada nação.
A atual campeã olímpica Flora Duffy de Bermudas retorna após quase 2 anos e enfrentará pela primeira vez a também campeã olímpica de 2016, a americana Gwen Jorgensen - que corre atrás ainda de uma vaga pelos EUA.
As brasileiras Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold terão uma ótima oportunidade para medirem forças com as melhores do mundo em ação, mesmo com a ausência confirmada da francesa Cassandre Beugrand e da inglesa Bett Potter, duas candidatas a medalha de ouro em Paris."
Blummenfelt, Hidalgo, franceses e americanos
No masculino o bicho vai pegar também. O norueguês Kristian Blummenfelt está de volta com o foco total em Paris, ele que é o atual campeão olímpico. No evento teste em Paris, em agosto do ano passado, ele foi o 8º colocado com o brasileiro Miguel Hidalgo em 7º.
Miguel Hidalgo (23), uma das revelações do circuito mundial, chega forte e motivado, após o ótimo resultado no evento teste e a conquista do título panamericano individual em Santiago no Chile, no final do ano passado. com um bloco longo de treinos nos últimos 6 meses em preparação específica pra os Jogos Olímpicos de Paris, que acontece no final de julho deste ano.
Ainda no bolo masculino, o evento terá um disputa por vagas olímpicas com americanos e franceses, ente outros, que precisam chegar nas primeiras posições para garantir as vagas olímpicas restantes para seu país. A disputa entre os campeões mundiais Leo Bergere e Vincent Louis será boa de assistir.
Vendaval
Por Marcelo Ortiz - técnico da Seleção Brasileira de Triathlon
"Estamos em Yokohama, com a previsão de fortes ventos e rajadas de até 50km/h, esperamos que a previsão metereológica não se confirme.
Devemos ter o mar bem mexido, o que atrapalha a performance dos nadadores técnicos como os nossos três brasileiros em Yokohama (Hidalgo, Lopes e Djenyfer), mas estamos confiantes em um bom resultado. Vai ser uma ótima oportunidade para vermos como eles estão para Paris."
Treinos na Altitude, Font-Romeau
"Esse ano foi bem diferente. Essa época do ano a temperatura fica em torno dos 12-14º e nunca tem neve. Esse ano teve muita neve, nevasca. De qualquer forma mesmo o planejamento do ciclismo e corrida terem sido afetados, os efeitos da altitude são sempre benéficos. Temos os dados de treinos chaves realizados neste mesmo local, com base em frequência cardíaca e limiar de lactato com grande evolução principalmente na corrida, tanto para a Djenyfer e para o Miguel principalmente.
Acreditamos que ele tem condições de estar no grupo líder no final da corrida em Paris e então precisamos melhorar o seu último quilômetro tanto fisiologicamente quanto em relação a sua biomecânica. Estamos trabalhando isso desde o final do ano passado."