PTO lança o T100 World Tour com 8 etapas
Circuito Mundial de março a novembro distribuirá cerca de 7 milhões de dólares para 40 atletas profissionais com contrato de participação
Redação
A Organização de Triatletas Profissionais (PTO) e a World Triathlon anunciaram hoje um relançamento significativo do PTO Tour, com a participação de 40 dos atletas mais bem classificados do mundo competindo em um calendário ampliado em 2024 que contará com oito provas e será conhecido como o Circuito Mundial de Triathlon T100.
O T100 Triathlon World Tour elegerá o campeão mundial em pontos corridos durante o ano, estilo Formula 1.
A evolução da PTO Tour para o T100 Triathlon World Tour segue o acordo de parceria da PTO com a World Triathlon firmado em agosto de 2023, que o designou como o Tour oficial do Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância.
A série renomeada visitará três continentes, começando em Miami, no dia 9 de março, antes de terminar com uma Grande Final em um local a ser anunciado no Oriente Médio, no final de novembro, onde o Campeão Mundial feminino e masculino será coroado. O calendário completo do T100 Triathlon World Tour para 2024 inclui:
T100 Triathlon World Tour 2024
9 a 10 de março – Miami T100
13 a 14 de abril – Singapura T100
Junho – Califórnia T100
27 a 28 de julho – Londres T100
28 a 29 de setembro – Ibiza T100
19 a 20 de outubro – Lago Las Vegas T100
16 a 17 de novembro – Dubai T100
29 a 30 de novembro – Grande Final – local a anunciar em breve
Além de revelar os locais e as datas, e um alinhamento internacional de 40 triatletas, que deverão competir num mínimo de cinco provas, bem como na Grande Final.
Trinta e dois dos atletas qualificaram-se como resultado do seu Ranking Mundial do PTO em 2023, com oito vagas adicionais atribuídas a mulheres e homens cujos resultados anteriores e potencial futuro trarão entusiasmo ao Tour e aos países anfitriões (Hot Shots).
Wildcards individuais serão concedidos para cada prova em consultas entre a World Triathlon e a PTO.
A escalação feminina inclui todos os principais atletas do ranking mundial do PTO, incluindo:
nº 1 Anne Haug (GER) nº 2 Ashleigh Gentle (AUS), nº 3 Taylor Knibb (EUA), nº 4 Lucy Charles-Barclay (GBR), #5 Laura Philipp (GER), #6 Kat Matthews (GBR), #7 Paula Findlay (CAN), #8 Daniela Ryf (SUI), #9 Imogen Simmonds (SUI), #10 Emma Pallant-Browne (GBR), #11 Chelsea Sodaro (EUA), #12 Marjolaine Pierré (FRA), #13 Skye Moench (EUA), #14 Tamara Jewett (CAN), #15 India Lee (GBR), #17 Amelia Watkinson (NZL) #22 Holly Lawrence (GBR), #25 Lucy Byram (GBR), Taylor Spivey (EUA) e Flora Duffy (BER).
O masculino também conta com os melhores atletas, incluindo o atual nº 2 Magnus Ditlev (DEN), nº 3 Jason West (EUA), nº 5 Pieter Heemeryck (BEL), nº 6 Mathis Margirier (FRA), nº 7 Rudy Von Berg (EUA). ), #8 Leon Chevalier (FRA), #9 Sam Long (EUA), #11 Daniel Baekkegard (DEN), #12 Bradley Weiss (RSA), #13 Sam Laidlow (FRA), #14 Frederic Funk (GER), #15 Clement Mignon (FRA), #16 Aaron Royle (AUS), #17 David McNamee (GBR), #23 Ben Kanute (EUA), #26 Rico Bogen (GER), #31 Alistair Brownlee (GBR), #174 Max Neumann (AUS), #205 Marten Van Riel (BEL) e #267 Javier Gomez (ESP).
Falando sobre o anúncio de hoje, o Presidente Executivo do PTO, Chris Kermode, disse:
“Deixámos claro que queríamos criar um circuito que representasse o auge do desporto e falámos sobre a importância de um calendário de provas de alta qualidade durante toda a temporada, onde os melhores atletas de resistência do mundo se enfrentam. uma base consistente em locais diferentes e icônicos. Portanto, estamos extremamente entusiasmados por poder anunciar o calendário de 2024, que agora será conhecido como T100 Triathlon World Tour."
“Este é um passo significativo para o triathlon e para a nossa ambição de elevar o esporte profissional a um cenário desportivo global e é o culminar do que temos trabalhado arduamente para alcançar nos últimos 12 meses. Mas, como tenho dito aos atletas e a equipe do PTO nas últimas semanas, em termos de triathlon o PTO está apenas a emergir da água e ainda há um longo caminho a percorrer até à meta. Mas ter o calibre desses atletas anunciado hoje, inscrevendo-se e comprometendo-se com o novo T100 Triathlon World Tour é um grande endosso ao que ambos estamos construindo.”
Respondendo em nome do World Triathlon, sua presidente Marisol Casado disse:
“Quando anunciamos nossa parceria com o PTO no verão passado, o objetivo que tínhamos em mente era exatamente este: sermos capazes de oferecer um novo Tour de eventos que tenham seu próprio ecossistema e que elevem nosso esporte a novos patamares em toda a carreira de um atleta. carreira. Ao unir nossos pontos fortes, paixão e dedicação, pretendemos trazer mudanças positivas e inovação para a comunidade do triathlon.”
“Juntos, aspiramos criar um cenário mais inclusivo, justo, competitivo e sustentável para atletas, torcedores e partes interessadas. O T100 Triathlon World Tour exemplifica o tremendo potencial que surge quando as organizações alinham as suas visões, promovendo um ambiente próspero para o desporto que todos valorizamos. Ao embarcarmos nesta jornada de mãos dadas, estamos firmes na nossa crença de que juntos podemos guiar o triatlo em direção a um futuro mais brilhante e estimulante.”