Tempo seco! Atenção a hidratação antes, durante e depois da prova
A importância da manutenção do volume plasmatico
Redação
Ao pensar em hidratação, vejo que a grande maioria dos atletas hoje pensa logo em sódio, (talvez pelo marketing muito forte em cima desse eletrólito atualmente), mas se esquecem do mais importante: a água.
O mais importante é pensar na manutenção do volume plasmático para que a circulação e transpiração possam ocorrer com “qualidade máxima”.
O volume de água ingerido é fundamental.
É importante que haja uma estratégia, um cálculo para essa reposição, visto que, se for “pela vontade” do atleta, esses normalmente consomem apenas metade do recomendado durante um treino/ prova.
3 DICAS IMPORTANTES:
1- Faça hidratação ANTES da prova. Podemos fazer uma OTIMIZAÇÃO da hidratação começando essa estratégia ANTES de iniciar a prova.
Fique atendo ao dia anterior e beba em torno de 500ml de água 2h antes de iniciar a atividade.
2- Durante: Comece a ingerir já nos primeiros 15min (não espere passar de 1h para começar a se hidratar!); E mantenha-se com a ingestão a cada 15min.
A quantidade exata varia de indivíduo para indivíduo e também em função do clima no dia do exercício, mas a recomendação seria em torno de 700 ml a 1L por hora.
Essa bebida deve estar adicionada de carboidratos e eletrólitos (e com um sabor da preferência de cada um).
3- O pós também é de suma importância. Essa é a hora que a maioria dos atletas negligencia um dos fatores mais importantes para a recuperação: que é a reposição rápida dos líquidos perdidos e a reposição de carboidratos imediata.
Esses 2 fatores juntos no pós (acredite!) ajudam MUITO a acelerar a recuperação.
Importante lembrar que a água pode ser jogada no corpo, mas o mais importante é a INGESTÃO dessa.
Julia Engel é nutricionista. @juliacengel