Triatleta mexicano Hernandez responde sobre o doping
Campeão do Ironman Texas atribui resultados positivos ao consumo de alimentos contaminados
Redação
— 2 min read
O triatleta mexicano Thomas Rodriguez Hernandez respondeu a notícia sobre o seu doping divulgando um comunicado em sua conta do Instagram, no qual atribuiu os resultados dos testes ao consumo inadvertido de alimentos contaminados.
Veja a declaração de Hernandez abaixo:
“Sou Tomas Rodriguez, um atleta profissional e embaixador do esporte limpo, e quero compartilhar uma atualização importante sobre meu recente resultado positivo em um teste antidoping. Durante teste realizado em 27 de abril de 2024, testei positivo para a substância Clomifeno. O processo ainda está em andamento e comunicarei quaisquer atualizações futuras assim que tiver mais informações.
“Quero ser claro e transparente sobre esta situação e explicar que o Clomifeno foi detectado em níveis mínimos na amostra. Quero enfatizar que estes níveis são extremamente baixos e não são consistentes com o uso intencional da substância para melhorar o desempenho.
‘A culpa é dos alimentos contaminados’
“A presença do Clomifeno no meu organismo se deve ao consumo inadvertido de alimentos contaminados, principalmente ovos e frango, que abundam na minha alimentação. Esses alimentos continham vestígios da substância, levando ao resultado positivo inesperado. Além disso, quero ressaltar que meu passaporte biológico, que monitora os níveis hormonais ao longo do tempo, apresenta valores completamente normais, sem sinais de doping. Estes registos, regularmente revistos e validados por peritos independentes, confirmam que não houve qualquer variação anormal que pudesse indicar o uso de substâncias proibidas.
“Dediquei minha vida ao esporte e sempre competi com integridade e honestidade. Nunca trairia os meus princípios nem recorreria ao uso de substâncias ilegais para melhorar o meu desempenho. Este incidente é um infeliz lembrete da importância dos controlos de qualidade na cadeia de abastecimento alimentar e da necessidade de permanecer vigilante contra a contaminação inadvertida.
“Apesar do caráter não intencional do resultado positivo, recebi uma suspensão provisória. Durante este período, enquanto o processo for resolvido, comprometo-me a continuar trabalhando na minha recuperação e educando outros atletas sobre os riscos de contaminação alimentar.
“Estou profundamente consternado com este resultado positivo. Nunca tomei substâncias proibidas e nunca o faria. Agradeço o apoio dos meus torcedores, do meu time e da minha família durante este momento difícil. Continuarei lutando pelo esporte limpo e voltarei mais forte, esperando evitar que outros atletas enfrentem situações semelhantes.”