UCI Gravel World Series atrai triatletas em Camboriú
Igor Amorelli confirmado na prova de 120km lidera os triatletas em Camboriú neste final de semana
Redação

Camboriú (SC) recebe etapa internacional de ciclismo gravel
UCI Gravel World Series Brazil, inédita no Brasil, integra calendário de gravel da UCI e vai classificar para o Campeonato Mundial; vice-campeão do mundo confirma presença
A cidade de Camboriú vai receber nest final de semana, 7 a 9 de março, a primeira edição da UCI Gravel World Series Brazil. O evento faz parte do circuito mundial de provas gravel da Union Cycliste Internationale (UCI) e obedece aos padrões de estrutura e qualidade da entidade máxima do ciclismo mundial.
A prova inédita no Brasil integra uma série de 33 corridas sancionadas pela UCI e realizadas em 21 países de quatro continentes.
O triatleta profissional Igor Amorelli, campeão do Ironman Brasil, está confirmado na prova de 12okm.
" Eu vou aproveitar e fazer a prova para curtir no dia do meu longo de pedal. Tenho usado a minha Gravel para pedalar na rua direto, deixo a minha outra bike Time Trial no rolo para treinos mais específicos e intensos."
Igor está se preparando para a etapa de abertura do Circuito Ironman 70.3 em Brasília em abril, e posteriormente o Ironman Brasil, em Floripa, no início de junho.
O triatleta veterano amador Claudio Kock, local de Blumenau, também estará na linha de largada. Ele que já competiu no mundial de Ironman no Havaí por 3x alem de participações em outras grande competições.
"O Gravel foi uma descoberta após o triathlon. Existe vida sim após o triathlon. Hoje pedalo basicamente com a minha bike Gravel e o espírito aventureiro e de endurance permanece. Impressionante o número de adeptos e o crescimento da modalidade."

A etapa de Camboriú é a única em toda a América Latina e vai classificar os 25% primeiros ciclistas de cada faixa etária para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI, que será realizado em Nice, na França. Os campeões de cada categoria poderão ostentar a famosa camisa de campeão mundial.
Com patrocínio da Specialized Brasil, a prova brasileira será realizada pela Riders, de Balneário Camboriú, empresa que organiza a UCI Gran Fondo Pomerode e a ultramaratona de mountain bike por etapas Riders Stage Race.
Crescimento exponencial
Com foco na categoria Elite, mas também em masters e amadores, as provas do circuito UCI Gravel World Series são corridas de bicicleta de longa distância em estradas e caminhos principalmente não pavimentados com um percurso desafiador junto à natureza.
A modalidade gravel é a que mais cresce no mundo e a UCI tem fomentado o crescimento de eventos mundo afora e o gravel ganha cada vez mais espaço na mídia especializada e a presença de ciclistas de estrada de renome é cada vez maior.
“Três anos atrás, no primeiro Campeonato Mundial realizado pela UCI na Itália, a prova reuniu 560 ciclistas. Em 2023 foram 1.280 participantes. Em 2024, no Mundial de Gravel realizado na Bélgica, foram 2.800 participantes. A própria UCI está surpresa com o crescimento exponencial do gravel no mundo”
Juliano Salvadori, responsável pela Riders, organizadora do evento.
Percursos
120km | 60km | 30km
Com largada às 7h30 do domingo (9 de março) da Pousada Fazenda dos Caetés (Estrada Geral dos Macacos km14, na área rural de Camboriú), a organização preparou três percursos.
O percurso longo tem 120km com 1.947 metros de altimetria acumulada e passa pelos municípios de Tijucas e Canelinha .
Outra opção é o percurso médio que tem 60km com 990m de altimetria. Para quem quer conhecer a modalidade e curtir a prova sem lutar pela qualificação para o Mundial, a organização oferece também a categoria MTB & Gravel Ride, com percurso de 30km e 404 metros de elevação.
Atrações turísticas
A cidade sede para o evento é a famosa cidade litorânea de Balneário Camboriú, com ampla infra estrutura turística com hotéis, pousadas, restaurantes e várias atividades para a família toda. Além de belas praias, a cidade tem ainda o Parque Unipraias com diversas atrações , um Aquário, Roda Gigante e também a Estátua do Cristo Luz, com 33 metros de altura com um belo visual da cidade.
GRAVEL
Gravel em inglês significa literalmente cascalho, pedregulhos. A origem da modalidade gravel bike remonta aos primórdios do ciclismo, há cerca de 150 anos, em um mundo em que a maioria das estradas não eram pavimentadas e apenas os centros das cidades tinham ruas cobertas com paralelepípedos. O asfalto demorou a chegar e os primeiros ciclistas eram, em essência, ciclistas de gravel que pedalavam nas estradas de terra e de cascalho que conectavam as cidades.

(Re)nascido no Centro-Oeste dos Estados Unidos por volta de 2005 com o nome de Gravel Grinders, as corridas em estrada de terra retornaram às origens do ciclismo. A modalidade não demorou para virar hype no mundo do ciclismo, com ciclistas buscando novos desafios. Cerca de uma década mais tarde chegou à Europa e ganhou o resto do mundo. O prazer de pedalar fora do asfalto foi redescoberto.
Corridas de gravel atraem ciclistas de estrada das categorias elites Pro e Worldtour e também entusiastas e amadores. As provas são normalmente de longa distância em estradas e caminhos com predominância de estradas de terra e cascalho e também paralelepípedos.
Programação
Expo UCI Gravel
Dia 07/03/2025 das 14h às 20h
Dia 08/03/2025 das 10h às 20h
Dia 09/03/2025 das 8h às 15h
Domingo - 9 de março
Todas largadas - 7h30
Premiação - A partir das 14h na Arena UCI Gravel
Saiba mais aqui