Doping: Confirmado a punição de 2 anos para mexicano
Triatleta campeão do Ironman Texas faz acordo e recebe punição menor
Redação
O triatleta mexicano Tomás Rodríguez Hernández, campeão do Ironman Texas 2024, que estava sob suspensão provisória, teve confirmada a punição de 2 anos após um acordo conforme o artigo 8.3.1 da Ironman Anti-doping rules (ADR).
Em 6 de agosto, a notícia saiu da Agência Internacional de Testes (ITA) de que Rodríguez Hernández havia retornado um Resultado Analítico Adverso para Clomifeno (S4. Moduladores Hormonais e Metabólicos). A amostra foi coletada durante um teste em competição no Ironman Texas, em 27 de abril.
A estrela mexicana que correu a maratona surpreendente em 2:34:14, após a análise também positiva da amostra b, disse:
"A presença de Clomifeno no meu sistema é devido ao consumo inadvertido de alimentos contaminados, especificamente ovos e frango, que são abundantes na minha dieta."
Na sexta-feira (13 de setembro), recebemos uma nova atualização sobre o caso, com a ITA confirmando que Rodríguez Hernández agora recebeu uma suspensão de dois anos definitiva.
O que é o Clomifeno?
“O Clomifeno é uma Substância Especificada proibida sob a classe S4. Moduladores Hormonais e Metabólicos da Lista Proibida da Agência Mundial Antidoping. O clomifeno tem os efeitos potenciais de aumentar ou restaurar a produção de testosterona e, portanto, aumentar a massa muscular.
Punição
Tomás Rodríguez Hernández estava sob Suspensão Provisória - aceitou o ADRV e concordou com as Consequências determinadas pela ITA conforme o Ironman ADR, ou seja, um período de Inelegibilidade¹ de dois anos a partir de 6 de junho de 2024 até 5 de junho de 2026 e desqualificação de todos os seus resultados competitivos a partir de 27 de abril de 2024.