Van Riel e Salthouse confirmam o favoritismo no 70.3 Fortaleza

Estrangeiros dominam o meio ironman na capital cearense. André Lopes e Mariana Andrade são os melhores brasileiros. Resultados no ar

Van Riel e Salthouse confirmam o favoritismo no 70.3 Fortaleza

O Itaú BBA Ironman 70..3 Fortaleza viu os gringos fazerem a festa neste domingo em Fortaleza. Com largada na bela praia de Iracema, após uma chuva rápida, a partir das 5h30 da manhã, cerca de 1000 triatletas foram largando em baterias para o desafio de 1900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida.

Na categoria profissional o belga Marten Van Riel mostrou seus dotes olímpicos e toda a sua classe, ao dominar a natação com mais de 1min de vantagem sobre seus adversários.

No ciclismo ele ainda foi melhor abrindo mais 5min de vantagem para a concorrência com uma performance impressionante sobre as duas rodas.

Na transição para a corrida com mais de 6min de vantagem ele administrou bem a primeira volta de 3 de corrida, em seus 21km finais.

Um grupo de 6 atletas incluindo os brasileiros Santiago Ascenco, André Lopes, Reinaldo Colucci e Danilo Pimentel, além do espanhol Antonio Bento e d português João Ferreira -  saíram para o correr praticamente juntos em boa disputa.

Com a temperatura subindo a corrida foi sofrida e no final Van Riel superou em mais de 4min o espanhol Bento que marcou melhor parcial do dia com os pés no chão em 1h13. André Lopes superou o veterano Santiago que fazia sua despedida do esporte como Profissional, em uma boa disputa, com Pimentel em quinto.

Em um dia abaixo da sua média, Reinaldo Colucci não conseguiu correr acabando em 7º no geral. Frank Silvestrin de volta as provas foi o 8º colocado.

SALTHOUSE DE PONTA A PONTA

A australiana deu um show vencendo de ponta a ponta com grande performance superando a portuguesa Rocha em mais de 12min - que acabou a prova muito mal, na cadeira de rodas, direto para o atendimento médico.

A brasileira Mariana Andrade acabou em 5ª, ela que competiu o mundial de Ironman no Havaí há apenas 4 semanas. Outra brasileira, Mary Ortega - foi a 6ª colocada em boa prova. Confira os resultados da Elite abaixo:

MELHORES AMADORES
O português Hugo Figueiredo e a brasileira Mikelle Coelho foram os melhores atletas amadores gerais com os excelentes tempos de 4:10:32 e  4:39:52, respectivamente.

PREMIAÇÃO
O Ironman 70.3 Fortaleza distribuiu cerca de $50 mil dólares para os primeiros colocados da Elite e teve o status de Campeonato Latino Americano, distribuindo vagas classificatórias para o mundial de Ironman 70.3 em Lake Taupo, na Nova Zelândia.

Essa foi a 2ª melhor premiação da história em território brasileiro com mais de duzentos e cinquenta mil reais em premiação e 81 vagas para o mundial, sendo 75 para amadores e 6 para os profissionais.

[table id=73 /]