Velocidade altíssima no Blue Long Distance Pirassununga
Eduardo Siroto e Sara Mareco vencem o excelente Meio Ironman em Pirassununga
Redação

Em mais uma excelente edição o Blue Long Distance Pirassununga, realizado neste último domingo (6) na Academia de Força Aérea, no interior de São Paulo, foi sucesso. Pirassununga é um dos grandes clássicos do triathlon nacional, com sua qualidade e longevidade.
Num palco perfeito para a realização do triathlon, o evento ainda ofereceu a distância Sprint além do tradicional Long, em seu desafio de 1900m de natação, 90km de ciclismo e 21k de corrida.

No Blue Long Distance, os triatletas pedalam por boa parte de cada volta na pista secundária de pouso, onde os cadetes da Academia se desenvolvem e treinam nos tradicionais aviões da Força Aérea Brasileira. No lugar dos aviões entram as bikes aerodinâmicas que por sua vez também "voam", em performance pura.
Com percurso fechado totalmente e muito bem balizado, o palco vira uma Disneylândia, um verdadeiro autorama de triatletas.

Com muito vento no sábado, foi realizado a provinha Blue Kids - a corrida das crianças, e a Expo, que este ano estava recheada de lojas, com a tradicional entrega de kits.
No domingo, com o vento mais controlado e céu azul, o friozinho da manhã apontava um dia com ótimas condições. Com largada Rolling Start, as 6h30 em ponto foi dada a largada do Sprint, com a presença de atletas do Alto Rendimento na primeira bateria. As 7h, a largada principal com o Blue Long Distance, o evento contou com mais de 500 atletas, que saborearam a natação calma no Lago dos Cadetes, com temperatura em 23º graus e roupa de borracha liberada.
Em uma transição longa, toda delimitada em seu tradicional tapete azul (Blue), as máquinas aguardavam os triatletas nadadores, agora mais ciclistas do que nunca, rumo a pista de pouso.
Sprint
Na categoria Sprint Henrique Domingues (1h12min25s) e Rayane Alves (1h28min17s) foram os grandes vencedores.
Nota: A edição de Abril do Blue Long Distance Gripen é batizada com o nome do avião Gripen, um dos mais modernos da esquadra da Força Aérea Brasileira. A etapa de outubro, que já tem inscrições abertas, leva no nome de Tucano, um dos mais tradcionais aviões, ainda ativo para treinamento dos cadetes estudantes da AFA, em Pirassununga.


Blue Long Gripen
O ex-triatleta profissional Fábio Carvalho liderou a natação após os 1900m de natação, realizado em duas voltas, e foi abrindo vantagem. Mais atrás o triatleta paulista Eduardo Siroco veio tirando a vantagem, ele que largou em baterias mais atrás na ordem de largada. Na transição parta a corrida, já era o quarto geral.
No quilômetro 6.5km ele assumiu a ponta em direção a sua primeira vitória na carreira(4h11min18s), após 8 anos de triathlon. Ele deu um depoimento muito emocionado.
No feminino Sara Mareco cruzou a linha de chegada com sua filha comemorando muito a vitória com o tempo de 5h02min55s. Para ela o triathlon é muito mais do que nadar, pedalar e correr - é o que a equilibra no dia a dia.

O evento ainda contou com a categoria Lendas que foi vencida por Fábio Carvalho superando o seu amigo de longa data Ivan Albano, dois grandes triatletas ainda na ativa, residentes de Mogi no interior de São Paulo.
O Blue Long Distance Tucano, que será realizado em 19 de outubro já tem inscrições abertas aqui.
Resultados do Blue Long Distance Gripen deste final de semana aqui.